A informação foi avançada ontem, em Luanda, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, no fim da visita de constatação feita pelo Presidente da República, João Lourenço, às obras daquela unidade hospitalar, em construção na zona do Morro Bento, para se inteirar do seu grau de andamento. As obras encontram-se, praticamente, na recta final, estando com um nível de execução física acima de 90 por cento.
A linha verde, explicou, é um protocolo de atendimento rápido e especializado para pacientes que sofreram um AVC, tendo como objectivo principal reduzir o tempo entre o início dos sintomas e o do tratamento, maximizando, deste modo, as oportunidades de recuperação, e minimizando sequelas.
“Na fase aguda, temos um melhor resultado no tratamento do AVC quando o tratamento é feito nas primeiras horas, antes das 6 ou 8 horas. Portanto, se tiver um AVC isquémico, em que temos uma obstrução do vaso e queremos desobstruir com medicamentos apropriados, a pessoa pode recuperar o seu défice neurológico na totalidade”, esclareceu a ministra da Saúde.
Leia mais em Jornal de Angola