“Se não lograrmos maior equilíbrio no tratamento das nossas diásporas de lado a lado, é de se prever que haja maior pressão no Brasil para restabelecer a reciprocidade, princípio basilar da política migratória brasileira”. A declaração é do embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro, sobre as alterações na Lei dos Estrangeiros e na Lei da Imigração, que vão afetar a comunidade brasileira em Portugal. Em entrevista ao Diário de Notícias/DN Brasil, o embaixador conta que o governo brasileiro está a acompanhar de perto o assunto. “Desde o primeiro momento, o governo brasileiro tem manifestado, pelos canais diplomáticos, o seu interesse nas mudanças legislativas na área de imigração e de nacionalidade em Portugal, transmitindo as preocupações e dúvidas da comunidade brasileira aqui residente, a segunda maior no mundo”, conta Carreiro.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, quando esteve em Lisboa no mês passado, já havia antecipado a possibilidade da reciprocidade. Desde então, com o avançar da lei no Parlamento, o governo brasileiro já realizou uma reunião a nível ministerial para falar do assunto. No dia 28 de julho, em Nova Iorque, o chanceler Mauro Vieira, esteve reunido com o homólogo Paulo Rangel.
Leia mais em Diário de Notícias