Início » Mais de sete milhões de habitantes vão receber água de Quilonga Grande e Bita

Mais de sete milhões de habitantes vão receber água de Quilonga Grande e Bita

Mais sete milhões e meio de famílias vão beneficiar do abastecimento de água potável, com a conclusão, em Dezembro de 2026, dos Projectos Bita (Sistema IV) e Quilonga Grande (Sistema V), em Luanda e no Icolo e Bengo, respectivamente.

As duas infra-estruturas vão eliminar o défice de abastecimento registado actualmente nas duas províncias, afirmou, ontem, na capital do país, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Em declarações prestadas aos jornalistas, no desfecho da visita do Presidente da República, João Lourenço, aos dois projectos do sector, o ministro da Energia e Águas confessou que a materialização dos mesmos peca por acontecer “tardiamente”, sublinhando que deviam ter sido executados “desde o início da década passada”, precisamente em 2010, para cobrirem o crescimento populacional.

“Trata-se dos mais importantes projectos de abastecimento de água que alguma vez foram construídos no país. Estamos a falar de uma capacidade instalada, nos dois projectos, de 750 milhões de litros de água por dia”, adiantou-se a esclarecer João Baptista Borges.

“São projectos que vão atender, cobrir e eliminar o défice no abastecimento de água que temos em Luanda. Como sabem, temos actualmente apenas disponibilidade para atender 46 por cento da população, ou seja, a maior parte da população não tem água canalizada em casa”, acrescentou.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!