Por indicação do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), António Lei irá desempenhar funções como Secretário-Geral Adjunto do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, a partir do dia 1 de julho de 2025. A nomeação marca uma nova fase na direção do organismo, que visa reforçar os laços económicos e comerciais entre a China e os países de língua portuguesa.
Com uma carreira marcada pelo serviço público e pela ligação ao setor económico, António Lei exerceu cargos de chefia em diversas instituições governamentais e organismos públicos de Macau. Entre as funções desempenhadas, destacam-se os cargos no Departamento Jurídico e de Fixação de Residência, no Centro de Apoio Empresarial de Macau e no Departamento de Promoção Económica e Comercial com os Mercados Lusófonos do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM).
Assumiu também o cargo de Diretor da Direcção dos Serviços de Desenvolvimento Económico da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau, em Hengqin, tendo tido um papel ativo no desenvolvimento económico da região. Atualmente, acumula ainda as funções de administrador-delegado do Conselho de Administração e presidente da Comissão Executiva do Centro de Comércio Mundial Macau, S.A., e é presidente do Conselho Fiscal do Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China–Países de Língua Portuguesa de Sociedade Limitada.
A nomeação de António Lei sublinha a aposta do Governo da RAEM num perfil técnico e experiente para liderar um dos principais canais de cooperação entre a China e a lusofonia. Com profundo conhecimento dos mercados lusófonos, do Interior da China e da própria realidade de Macau, o novo Secretário-Geral Adjunto domina fluentemente as línguas chinesa e portuguesa, um trunfo essencial para a missão de promoção do diálogo multilateral e do desenvolvimento económico sustentável no âmbito do Fórum de Macau.