É o que diz um comunicado da Direcção dos Serviços de Obras Públicas, onde se pode ler que o projecto da Linha Leste do Metro Ligeiro está “com bom andamento”, e a “avançar em direcção ao objectivo de reunir as condições para a sua entrada em funcionamento no “segundo semestre de 2029”.
As obras de construção civil deste projecto devem estar concluídas ainda no primeiro trimestre de 2028, mas, assinala a DSOP em comunicado, que tal como aconteceu com as outras três linhas de metro, é necessária a instalação do sistema de circulação e a realização de vários testes técnicos.
Nesse sentido, será necessária uma dotação orçamental até 2031, por causa do sistema de circulação, uma vez que alguns trabalhos “vão continuar a ser executados após a entrada em funcionamento da Linha Leste”.
Os trabalhos de construção das estações subterrâneas, do túnel e dos viadutos de ligação à Linha da Taipa do Metro Ligeiro estão a “decorrer de acordo com o plano previsto”, indica a DSOP, acrescentando que, a escavação tuneladora do segmento sul arranca a 28 de Maio, e que, nesta fase, a conclusão do projecto global está acima dos 40 por cento.
O valor total da adjudicação das obras de construção civil dos segmentos sul e norte da Linha Leste é de 9.281 milhões de patacas, pode ler-se no mesmo comunicado.