Início » Rotunda gigante em Gaia desapareceu (vídeo)

Rotunda gigante em Gaia desapareceu (vídeo)

Da gigantesca Rotunda Eng. Edgar Cardoso, em Gaia, resta a memória. Os trabalhos de construção da futura estação da Linha Rubi do metro, que vai ligar a Casa da Música a Santo Ovídio, já fizeram desaparecer o amplo anel rodoviário por onde passavam milhares de automobilistas todos os dias.

Por estes dias, a rotunda assemelha-se a um imenso aterro, onde até os camiões parecem pequenos. A empreitada segue a bom ritmo, com a construção daquela que é apontada como uma das estações mais icónicas da Linha Rubi e as escavações para a criação do parque de estacionamento subterrâneo com dois pisos e cerca de 500 lugares.

A estação Rotunda, uma das seis que a Linha Rubi terá em Gaia, será à superfície, mas a uma cota inferior à da estrada por onde circularão os automóveis. “Esta configuração prevê que a área interior à primeira circular da [antiga] rotunda sofra um rebaixamento médio de cota da ordem dos seis metros, formando uma arena interior resultante do desnível da rodovia a implantar no segundo anel, possível pela construção de muros de contenção”, explica-se no estudo de avaliação ambiental do projeto.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!