O Prémio Nobel da Paz foi atribuído à organização japonesa Nihon Hidankyo de sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima e Nagasaki “pelos esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, através de testemunhos, que as armas nucleares nunca mais devem ser utilizadas”, anunciou esta sexta-feira Jørgen Watne Frydnes, presidente do Comité Nobel Norueguês.
“Em resposta aos ataques com bombas atómicas de agosto de 1945, surgiu um movimento global cujos membros trabalharam incansavelmente para sensibilizar as pessoas para as consequências humanitárias catastróficas da utilização de armas nucleares”, referiu o Comité Nobel Norueguês, em comunicado , destacando que o “testemunho dos Hibakusha – os sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki – é único”.
Leia mais em Diário de Notícias