Início » Nobel da Paz atribuído a organização japonesa de sobreviventes das bombas atómicas

Nobel da Paz atribuído a organização japonesa de sobreviventes das bombas atómicas

"Nunca imaginei que isto pudesse acontecer", disse o presidente da organização Nihon Hidankyo, que representa os sobreviventes de Nagasaki e Hiroshima. António Guterres, Alexei Navalny e Volodymyr Zelensky eram apontados como potenciais vencedores.

O Prémio Nobel da Paz foi atribuído à organização japonesa Nihon Hidankyo de sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima e Nagasaki “pelos esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, através de testemunhos, que as armas nucleares nunca mais devem ser utilizadas”, anunciou esta sexta-feira Jørgen Watne Frydnes, presidente do Comité Nobel Norueguês.

“Em resposta aos ataques com bombas atómicas de agosto de 1945, surgiu um movimento global cujos membros trabalharam incansavelmente para sensibilizar as pessoas para as consequências humanitárias catastróficas da utilização de armas nucleares”, referiu o Comité Nobel Norueguês, em comunicado , destacando que o “testemunho dos Hibakusha – os sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki – é único”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website