Início » Sam Ho Fai “satisfeito” garante candidatura única

Sam Ho Fai “satisfeito” garante candidatura única

Sam Hou Fai apresentou a sua nomeação com o apoio de 386 membros do Colégio Eleitoral. Em cerca 15 dias, torna-se candidato único ao sexto mandato de Chefe Executivo, uma vez que restam apenas 14 dos 400 possíveis proponentes, quando são precisas no mínimo 66 para oficializar uma candidatura. Declara-se “diferente” dos anteriores candidatos e “satisfeito” com o apoio recebido

Sam Hou Fai, apresentou terça-feira a sua candidatura a Chefe do Executivo, com o apoio de 386 membros do Colégio Eleitoral. Doze dias bastaram para ser o único candidato, com uma vantagem absoluta e incontornável. Nas declarações prestadas à Imprensa, explicou ter optado pelo contacto direto com os membros do Colégio Eleitoral, para procurar o seu apoio. “Desta vez, tomei a iniciativa de chegar diretamente aos membros dos vários setores, durante este período” de preparação da candidatura. “É um pouco diferente da abordagem e dos métodos de trabalho em eleições anteriores (…) Muitos membros do comité eleitoral apoiam-me, e até agora sinto-me muito satisfeito”.

O futuro Chefe do Executivo referiu ainda não ter antecipado quantas proposituras garantiria, não tendo insistido muito nessa questão. “O segredo é levar a cabo todo o processo, de acordo com os procedimentos eleitorais, e pensar mais tempo no futuro, abordando o meu programa de campanha e a filosofia de governação junto dos vários sectores da sociedade”.
Em relação aos 14 membros da Comissão Eleitoral que ainda não assinaram a sua nomeação, Sam Hou Fai afirmou: “Continuarei a chegar a várias organizações comunitárias e indivíduos de todas as esferas da vida, até ao início da campanha eleitoral; incluindo na Comissão Eleitoral os mais de dez membros que não me propuseram”.

Continuarei a chegar a várias organizações comunitárias e indivíduos de todas as esferas da vida, até ao início da campanha eleitoral; incluindo na Comissão Eleitoral os mais de dez membros que não me propuseram

De acordo com o calendário eleitoral, depois de a Comissão ter concluído a revisão do candidato e de anunciar as suas proposituras, as atividades da campanha eleitoral terão início a 28 de setembro, terminando a 11 de outubro. Questionado sobre a disponibilidade para ouvir as exigências dos cidadãos, de forma presencial, Sam Hou Fai esquivou-se a responder diretamente. Contudo, afirmou que ainda antes do início da campanha eleitoral se envolveria amplamente com vários sectores da sociedade, especialmente os setores que elegem membros para a Comissão Eleitoral, mas também encontrando-se com a sociedade civil de Macau, para compreender a realidade e elaborar a sua plataforma política. “Haverá audiências públicas, conferências de imprensa e briefings políticos durante a fase de campanha”.

Perante a única questão colocada por um repórter de língua portuguesa; sendo bilingue, Sam Hou Fai traduziu fez questão de traduzir a pergunta para os repórteres chineses, e respondeu em cantonês: “A sociedade de Macau e o desenvolvimento futuro exigem os esforços conjuntos de todos. O Governo da Região Administrativa Especial, nos termos anteriores, fez bem, e continuaremos a conectar-nos e a comunicar proactivamente com os vários setores da sociedade, incluindo a comunidade macaense”. Quando se expressou em cantonês, recorreu ao termo comunidade portuguesa; já num comentário lateral em português, especificou a comunidade macaense.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!