O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (28) que quer discutir com seu homólogo americano, o democrata Joe Biden, a possibilidade de mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma pauta histórica da diplomacia brasileira.
O encontro, segundo a Bloomberg, ocorrerá à margem da Assembleia-Geral da ONU, entre 19 e 23 de setembro, em Nova York. Há muito o Brasil faz campanha para obter uma cadeira no órgão, responsável pela segurança internacional e composto por cinco membros permanentes com direito a veto —EUA, China, Rússia, Reino Unido e França— e dez rotativos, eleitos para mandatos de dois anos cada um.
A conversa deve acontecer em um momento de divergências entre os países, a despeito do bom relacionamento entre os dois líderes. Na semana passada, o Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, admitiu mais cinco países: Argentina, Etiópia, Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, e Irã —os três últimos, adversários históricos de Washington.
Plataforma com Folha de S.Paulo