Início » Famílias portuguesas usam depósitos para amortizar crédito habitação

Famílias portuguesas usam depósitos para amortizar crédito habitação

O montante total de empréstimos concedidos pelos bancos às famílias para compra de habitação – maioritariamente indexados à Euribor (90%) – reduziu-se durante o primeiro trimestre de 2023: de 100,3 mil milhões de euros no final de dezembro de 2022, a carteira consolidada passou a 97,9 mil milhões no fecho de março, encolhendo 2,4 mil milhões de euros. O motivo da desaceleração? O aumento das amortizações antecipadas desde o início do ano, apontou o Banco de Portugal (BdP), no seu mais recente Relatório de Estabilidade Financeira (REF), sem indicar valores absolutos.

Em resposta ao DN/Dinheiro Vivo, porém, o supervisor revelou esses números, destacando-se uma nova tendência: durante os primeiros três meses do ano, as amortizações feitas pelas famílias portuguesas dispararam 70% relativamente aos valores de há um ano. Foram 2,6 mil milhões de euros pagos antecipadamente em crédito à habitação, representando esta quantia 2,6% do stock. Em março de 2022, o pagamento antecipado da dívida da casa cifrava-se nos 1,5 mil milhões de euros.

“Este é um desenvolvimento considerado normal num contexto de aumento acentuado do custo dos empréstimos e que é potenciado pelo diferencial significativo face às taxas de remuneração de depósitos, as quais têm aumentado de forma mais gradual”, justifica o regulador.

Também a Associação Portuguesa de Bancos (APB) reitera a “racionalidade” de tal comportamento, explicando que “é natural que, perante o atual contexto de subida das taxas de juro e os incentivos concedidos para a amortização antecipada do crédito à habitação, as famílias procurem as opções que são mais favoráveis aos seus interesses e às suas possibilidades”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!