Início » EUA menorizam incidente com drone. Kiev diz que foi provocação russa

EUA menorizam incidente com drone. Kiev diz que foi provocação russa

Os responsáveis pela pasta da Defesa dos Estados Unidos e da Rússia, Lloyd Austin e Sergei Shoigu, falaram ao telefone, o que aconteceu pela primeira vez desde outubro, no que poderá ser uma tentativa por parte de Washington de sanar o incidente relacionado com a queda de um drone – derrubado por um caça russo, segundo os EUA – nas águas do Mar Negro. Já a Ucrânia crê que o ocorrido é uma mensagem de Vladimir Putin de que está disposto a “expandir o conflito”.

“Não vou falar pelo ministro Shoigu nem entrar nos pormenores da nossa discussão. Vou apenas reiterar que os Estados Unidos irão voar e agir onde o direito internacional o permitir. Levamos muito a sério qualquer potencial de escalada, por isso acredito que é importante manter as linhas de comunicação abertas. Penso que isso ajudará a evitar que os erros de cálculo prossigam”, disse Austin, que presidiu à décima reunião do formato Ramstein, na qual os ministros da Defesa dos 30 aliados da NATO e de outros 14 países participaram para coordenar a assistência militar à Ucrânia.

Leia ainda: Mais de 80 mísseis e drones contra a Ucrânia

O chefe do Estado-Maior dos EUA, general Mark Milley, disse que também espera falar com o homólogo russo, Valery Gerasimov. Questionado pelos jornalistas, Milley escusou-se a comentar se a colisão foi um “ato de guerra” de Moscovo. “Não procuramos um conflito com a Rússia.” Na mesma linha, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse que o incidente deu-se de forma “provavelmente não intencional”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!