Início Atualidade Manifestações em Lima pela renúncia da presidente do Peru têm confrontos

Manifestações em Lima pela renúncia da presidente do Peru têm confrontos

AFP

Uma grande manifestação com a participação majoritária de pessoas procedentes dos Andes, nesta quinta-feira (19) em Lima, exigindo a renúncia da presidente Dina Boluarte, gerou confrontos em meio a uma operação de segurança em massa organizada pelas autoridades para evitar distúrbios e vandalismo.

Em Arequipa, segunda maior cidade do país, uma pessoa morreu e outras 10 ficaram feridas durante uma batalha campal entre as forças de ordem e mil manifestantes que tentaram invadir o aeroporto e foram repelidos com gás lacrimogêneo, segundo TVs locais.

“Lamentamos o falecimento de uma pessoa durante confrontos na ponte Añashuayco”, indicou no Twitter a Defensoria do Povo, que pediu ao Ministério Público uma investigação rápida dos fatos para determinar responsabilidades.

A morte elevou para 45 o total de falecidos – 44 civis e 1 policial- desde o início da crise, em 7 de dezembro.

Em Lima, a polícia tentou evitar com gás lacrimogêneo a chegada de um grupo ao Congresso, com confrontos na avenida Abancay, no centro da cidade, quando os manifestantes lançaram pedras de pavimentação arrancadas da calçada contra os agentes, verificaram repórteres da AFP.

“Estamos aqui lutando por nossos direitos. Queremos o fechamento do Congresso”, declarou à AFP a camponesa Ayda Aroni, que veio da região de Ayacucho, 330 km ao sudeste da capital.

Em Lima, as autoridades mobilizaram “11.800 efetivos nas ruas para controlar os distúrbios, além de veículos militares e da participação das Forças Armadas”, informou o chefe da Região Policial Lima, general Víctor Zanabría.

Diversos comércios na rota da marcha foram fechando as portas conforme os manifestantes avançavam e alguns cobriram com pedaços de madeira suas vitrines para evitar ataques.

À noite, foi iniciado um incêndio em um prédio antigo de quatro andares perto da Plaza San Martín, onde centenas de manifestantes estavam agrupados.

Nesta quinta-feira, foi anunciada a morte de um segundo manifestante que, horas antes, levou um tiro no tórax quando protestava em Macusani, região de Puno, informou a Defensoria do Povo à AFP.

O aeroporto de Arequipa suspendeu suas operações por motivos de segurança. O serviço ferroviário entre Cusco e a cidadela inca Machu Picchu, joia do turismo peruano, também foi suspenso, indicou a operadora.

“Tomar Lima”

Os manifestantes exigem a renúncia da presidente Dina Boluarte e a convocação de novas eleições no Peru.

“Em Lima, a luta terá mais peso. Quando nos reprimem nas nossas regiões, ninguém fala nada”, disse Abdon Félix Flores, de 30 anos, camponês que se diz pronto “para dar a vida”. Ele deixou Andahuaylas no domingo, epicentro das manifestações de dezembro, para chegar a Lima na terça-feira.

O secretário-geral da Confederação Geral de Trabalhadores do Peru (CGTP), cuja organização está por trás da passeata, previu um esforço de longa duração até demissão da presidente.

“As marchas vão continuar. Todas as regiões do país disseram que não voltarão a seus lugares de origem enquanto Dina Boluarte não renunciar”, declarou à AFP o líder sindical Gerónimo López.

Embora o governo tenha decretado estado de emergência por 30 dias no domingo em Lima, Cuzco, Callao e Puno, López disse que os organizadores não solicitaram autorização para a manifestação.

“Nunca se pede autorização para uma manifestação social, não é uma obrigação que nos autorizem”, afirmou, apesar de o estado de emergência suspender as liberdades de reunião e de circulação, além de permitir a intervenção do Exército para manter a ordem.

O Peru vive intensos protestos desde que o presidente esquerdista Pedro Castillo foi deposto pelo Congresso e preso em 7 de dezembro, após uma tentativa fracassada de autogolpe de Estado, quando tentou fechar o Parlamento, governar por decretos e convocar uma Assembleia Constituinte.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!