Início » Taiwan diz que China busca “normalizar” atividades militares perto da ilha

Taiwan diz que China busca “normalizar” atividades militares perto da ilha

A China está tentando “normalizar” suas atividades militares perto de Taiwan, incluindo cruzar a linha mediana do Estreito de Taiwan, o que representa um desafio como nunca visto antes, disse o Ministério da Defesa de Taiwan nesta terça-feira.

A China, que vê a ilha democraticamente governada como seu próprio território, realizou jogos de guerra, incluindo o lançamento de mísseis sobre Taipé no início de agosto, em resposta a uma visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

As atividades militares da China perto de Taiwan continuaram em um nível muito reduzido, embora aeronaves militares chinesas ainda cruzem rotineiramente a linha mediana do Estreito de Taiwan, que anteriormente servia como uma barreira não oficial entre os dois.

Leia também: Biden afirma que forças dos EUA defenderiam Taiwan em caso de invasão da China

“No futuro, as atividades de aeronaves e navios militares comunistas chineses que entram em nossa zona de identificação de defesa aérea, cruzando a linha mediana e se aproximando de áreas marítimas próximas à ilha, se tornarão gradualmente mais normalizadas”, disse o ministério.

“As forças armadas nacionais enfrentam um desafio diferente de (qualquer) que já viu antes”, disse o ministério em um relatório ao Parlamento antes de o ministro da Defesa, Chiu Kuo-cheng, responder a perguntas de parlamentares na quarta-feira, cuja cópia foi analisada pela Reuters.

Leia também: Grupo de deputados franceses visita Taiwan após manobras militares da China

A China diz que suas forças armadas têm o direito de operar em torno de Taiwan, pois é território chinês.

O governo de Taiwan condena as ameaças de Pequim e rejeita as reivindicações de soberania da China, dizendo que apenas os 23 milhões de habitantes da ilha têm o direito de decidir seu futuro.

Taiwan reagirá às ameaças militares da China aumentando “apropriadamente” seu nível de prontidão para o combate e permanecendo em alerta máximo, disse o ministério.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!