Furacão Ida causa apagão em Nova Orleães - Plataforma Media

Furacão Ida causa apagão em Nova Orleães

O Ida considerado uma tempestade “extremamente perigosa” ter atingido terra, segundo fontes oficiais.

O Gabinete de Segurança Interna e Preparação de Emergência da cidade indicou na rede social Twitter que a empresa de energia Entergy confirmou que Nova Orleães está sem energia elétrica, devido à passagem do furacão Ida na cidade, e que a única fonte de energia provém de geradores.

O furacão Ida causou o apagão em Nova Orleães e depois tocou terra no Louisiana pouco depois do meio-dia de domingo (17:00 horas em Lisboa). Foram sentidos ventos de aos 240 quilómetros/hora, anunciaram os serviços meteorológicos norte-americanos.

Além do Ida ter causado o apagão em toda a cidade de Nova Orleães, atingiu terra perto de Fort Fourchon, a sul da cidade, 16 anos depois de o furacão Katrina.

Na altura, o Katrina devastou a totalidade desta mesma região do sul dos Estados Unidos, provocando mais de 1.800 mortos e milhares de vítimas.

O Ida atingiu a categoria 4, com as autoridades norte-americanas a recearem um efeito devastador. Procurou-se assegurar abrigos para as populações deslocadas.

O Ida registou já ventos de cerca de 280 km/h, quando a tempestade estava concentrada a cerca de 280 quilómetros a sudeste da costa de Houma, no Louisiana.

Os hospitais de Nova Orleães enfrentam o apagão provocado pela tempestade, já com as camas quase em lotação máxima devido à pandemia da covid-19. Existe o receio de que os abrigos para aqueles que fogem ao Ida possam representar um risco adicional para novas infeções.

Veja aqui algumas imagens deste furação devastador

Related posts
MundoPolítica

EUA comprometem-se a doar mais 500 milhões de vacinas a países mais pobres

MundoPolítica

Ocidente pede a Teerão que volte às negociações sobre questão nuclear

Sociedade

Biden anunciará 'boas notícias' para as mudanças climáticas na ONU

MundoSociedade

Covid matou mais nos EUA do que a gripe espanhola

Assine nossa Newsletter