Início Portugal Luxemburgo pronto para receber doentes portugueses: “é um ato de solidariedade”

Luxemburgo pronto para receber doentes portugueses: “é um ato de solidariedade”

Carlos Rui Abreu

Catarina Fernandes Ribeiro, enfermeira em Luxemburgo, está preparada para tratar os seus conterrâneos “com carinho” caso Portugal decida enviar doentes covid para outros países.

Caso Portugal decida enviar doentes covid-19 para outros países europeus há no Luxemburgo alguém que os acolherá com um carinho especial. Catarina Fernandes Ribeiro, 40 anos, é a enfermeira-chefe do serviço de doenças infeciosas do Centro Hospitalar do Luxemburgo, o maior do grão-ducado, e está desde o início da pandemia na primeira linha do combate. “Foi o serviço que recebeu o primeiro caso de covid-19 no Luxemburgo, estamos na primeira linha desde o início e, felizmente, tenho conseguido escapar à infeção.

Catarina Fernandes Ribeiro, enfermeira em Luxemburgo, está preparada para tratar os seus conterrâneos “com carinho” caso Portugal decida enviar doentes covid para outros países.

O nosso serviço é exclusivo para a covid-19″, disse, ao JN. Apesar da distância física, o coração de portuguesa, com raízes familiares em Fafe, fá-la estar sempre atenta ao que se passa por cá. “Tenho contactos com colegas de hospitais de Lisboa e Porto e o que sei é que estão a viver momentos dramáticos. Isso causa-me uma angústia muito grande”, sublinha. Nascida no Luxemburgo, estudou enfermagem na Bélgica e nunca trabalhou em Portugal mas está recetiva a receber doentes portugueses se essa for a decisão política.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!