Abate de animais para instalar painéis solares na Torre Bela começou há meses - Plataforma Media

Abate de animais para instalar painéis solares na Torre Bela começou há meses

Promotor confirma que central fotovoltaica, que ainda está a ser alvo de avaliação ambiental, fez com que veados, gamos e javalis se tornassem um problema, mas o objetivo declarado seria evitar o “extermínio” .

O Estudo de Impacto Ambiental entregue em novembro à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) confirma que nos últimos meses a proprietária da Quinta da Torre Bela já tinha desenvolvido várias caçadas com o objetivo de conseguir uma grande redução do número de veados, gamos e javalis.

Segundo a documentação consultada pela TSF, a razão apontada é só uma: a expectativa de se vir a construir uma central fotovoltaica para produção de energia solar: “Na ausência do projeto seria de esperar que se mantivesse a zona de caça”.

O mesmo estudo acrescenta que a empresa proprietária estava interessada em encontrar uma solução para os animais, pois iria beneficiar do arrendamento dos terrenos para a futura central.

A “solução”

O estudo, com data de novembro, revela que os animais que durante anos foram uma fonte de rendimento numa zona de caça tornaram-se num problema que precisava de “solução” – expressão usada no documento que é claro a dizer que os painéis solares iriam fazer com que veados, gamos e javalis ficassem sem espaço para o seu habitat.

Leia mais em TSF

Assine nossa Newsletter