ARS de Lisboa e hospitais privados sem acordo para tratar doentes covid-19

por Filipe Sousa

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa diz que nenhum hospital privado da região dispõe atualmente de capacidade para receber “algumas dezenas de doentes covid”.

Luís Pisco, presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, afirma que nenhum hospital privado mostrou disponibilidade, mas a associação que representa o setor não confirma esta afirmação, e adianta que espera ainda receber um plano sobre como a transferência de doentes pode ser concretizada.

O presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo afirmou esta quarta-feira que eram necessárias “20 a 30 camas” numa unidade de saúde. “Face ao que é a programação que o setor privado tem neste momento, ninguém tinha disponíveis camas para esse efeito”, disse, em declarações à TSF.

Mas a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada não confirma a indisponibilidade para receber doentes covid-19 de hospitais públicos na região de Lisboa. Numa resposta escrita enviada à TSF, a associação afirma que, na primeira reunião formal, esta quarta-feira, ficou estabelecido que a ARS vai elaborar um plano com as necessidades e termos em que os privados podem colaborar com os hospitais públicos.

“Todos referiram que não tinham possibilidade de aceitar doentes com covid-19”, afirmou Luís Pisco ao Jornal de Notícias. Terão apontado que precisam dar resposta à sua atividade programada não-covid. O presidente da ARS admitiu que os privados mostraram disponibilidade para repensar a posição, se a pandemia se agravar muito.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!