Depressão Alex traz vento forte, frio e chuva até sábado - Plataforma Media

Depressão Alex traz vento forte, frio e chuva até sábado

É a primeira tempestade da época 2020-2021, dizem os meteorologistas. Estão previstas rajadas de vento de 75 km/h, que nas terras altas podem chegar aos 110 km/h, chuva e agitação marítima, com a descida de temperatura a acompanhar.

São os efeitos da depressão Alex anunciados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para quinta e sexta-feira em Portugal. As regiões norte e centro serão as mais afetadas e todos os distritos acima de Lisboa estarão em aviso amarelo na sexta-feira.

“Os efeitos desta depressão no território continental serão essencialmente sentidos através do aumento da intensidade do vento a partir do final de dia 1 de outubro, prolongando-se até ao final do dia 2, em especial nas regiões do norte e do centro, onde as rajadas poderão atingir 75 km/h junto ao litoral e até 110 km/h nas terras altas”, afirma o IPMA em comunicado emitido na tarde desta quarta-feira.

O instituto adianta que “adicionalmente, esta depressão tem associado um sistema frontal de atividade moderada, que se aproximará a partir do final da tarde de dia 1, e irá atravessar todo o território durante o dia 2, acompanhado de precipitação localmente intensa nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: 繁體中文