Shinzo Abe sofre de colite ulcerosa, doença que o levou a anunciar a demissão do cargo de primeiro-ministro, que exercia desde 2012.
ecidi deixar o cargo de primeiro-ministro” do Japão, anunciou, esta sexta-feira, Shinzo Abe, de 65 anos, durante uma conferência de imprensa. A decisão surge devido a um problema de saúde que o afeta há vários anos. Aos jornalistas, Abe referiu que sofre de uma reincidência de colite ulcerosa, que já o tinha obrigado a renunciar ao cargo em 2007.
Abe revelou que está a fazer um novo tratamento para a doença, que precisa de ser administrado regularmente, o que não o deixa com tempo suficiente para cumprir as suas funções.
“Agora que não posso cumprir o mandato do povo com confiança, decidi que não devo mais ocupar o cargo de primeiro-ministro”, justificou.
Antes, um membro do partido japonês no poder tinha confirmado que o líder do governo iria renunciar ao cargo, por razões de saúde, uma notícia que tinha sido avançada pelos media nipónicos.
Abe terá anunciado a decisão durante a reunião de emergência do Partido Liberal Democrata. Tomomi Inada, que foi ministra da Defesa, citada pela AFP, admite ter ficado surpreendida com a saída de Abe do Governo. “Foi repentino e inesperado. Estou chocada”, disse a jornalistas.
Leia mais em Diário de Notícias