As eliminatórias da Concacaf para o Mundial de 2022 foi definido esta quarta-feira com um sorteio, em Zurique, das três fases de classificação, e que levarão três seleções ao Qatar. Uma quarta vai lutar um play-off internacional.
Trinta seleções iniciarão a disputa numa primeira fase (outubro-novembro deste ano) desenhado em seis grupos com cinco participantes cada – El Salvador, Canadá, Guatemala, Panamá, Nicarágua e Trinidad e Tobago destacando-se como os mais fortes.
O Grupo A é formado por El Salvador, Antígua e Barbuda, Granada, Montserrat e as Ilhas Virgens Americanas.
No Grupo B estão Canadá, Suriname, Bermuda, Ilhas Cayman e Aruba.
No C estão Curaçao, Guatemala, São Vicente e Granadinas, Cuba e Ilhas Virgens Britânicas.
O Grupo D inclui Panamá, República Dominicana, Barbados, Dominica e Anguilla.
Na chave E estão Haiti, Nicarágua, Belize, Santa Lúcia e Ilhas Turks e Caicos.
E fechando, fazem parte do Grupo F Trinidad e Tobago, São Cristóvão e Nevis, Guiana, Porto Rico e Bahamas.
Os vencedores dos seis grupos jogarão a segunda fase (março de 2021) no formato de eliminatória direta com jogos de ida e volta. Os três vencedores chegarão à fase de qualificação final ou terceira fase (junho de 2021 a março de 2022).
Nessa fase estão México, Estados Unidos, Costa Rica, Jamaica e Honduras, os cinco times mais bem colocados da Concacaf no ranking da Fifa de 16 de julho deste ano.
Os três classificados para o Mundial sairão desta última fase, enquanto o quarto irá para um play-off internacional.
“O Mundial da Fifa é a competição de futebol máxima do mundo. Jogadores e treinadores de nossa região e de todo o mundo sonham e aspiram a competir nela”, disse o presidente da Concacaf, Victor Montagliani.
“O sorteio de hoje é o início desses sonhos para nossas associações-membros, suas seleções nacionais e, claro, os torcedores”, acrescentou.