Início Notícias Governo de Macau vai instalar mais 980 câmaras até 2028

Governo de Macau vai instalar mais 980 câmaras até 2028

Sónia Nunes

Depois de esta semana ter ficado decidida a instalação de mais 800 câmaras em espaços públicos, o Governo avança para a próxima fase do programa “Olhos no Céu”, que prevê um total de 4.200 câmaras até 2028. No próximo ano, vai ser definido o plano referente à 5ª e 6ª fases do sistema de videovigilância, adiantou hoje o comandante-geral dos Serviços de Polícias Unitários, Leong Man Chong.


Entre 2022 e 2023, vão ser instaladas mais 300 câmaras, previstas na 5ª fase. Algumas, indica Leong Man Chong, vão ser colocadas em postes onde há já equipamentos de vigilância, mas mantém-se a intenção de alargar o sistema às novas áreas urbanas, como a zona A dos novos aterros. A 6ª fase do programa “Olhos no Céu” prevê ainda a instalação de 680 câmaras, entre 2023 e 2028.

De acordo com os Serviços de Polícia Unitários, foram investigados mais de 5000 mil casos com o apoio da videovigilância. O secretário para a Segurança diz que, nalguns processos, as câmaras foram cruciais: “Conseguimos identificar o percurso do suspeito e conseguimos resolver os casos, relacionados, sobretudo, com os crimes de roubo e burla”.

Leia mais em TDM

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!