Concentrações de jovens turistas levaram a GNR a levantar autos de contraordenação a dezenas de pessoas por não respeitarem as regras no âmbito da pandemia de covid-19. Presidente da câmara municipal garante ao DN que a situação está mais controlada, mas não descarta um “plano B” caso a situação volte a agravar-se.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira não descarta a possibilidade de adotar medidas “mais musculadas” caso se continue a verificar aglomerados de pessoas na Rua da Oura, conhecida como a rua dos bares, onde centenas de jovens holandeses, sem máscara, se concentram a beber bebidas alcoólicas desde o fim de semana. Ao DN, José Carlos Rolo refere que “está tudo mais ou menos controlado”, tendo em conta o que lhe foi transmitido pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que, no domingo, foi obrigada a intervir para dispersar os jovens que estavam junto aos bares.
Foram instauradas dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas pelo desrespeito das regras de saúde pública, no âmbito da pandemia de covid-19. Na noite de segunda-feira, noticia a SIC, verificaram-se novos aglomerados de jovens juntos aos bares de Albufeira e a guarda voltou a intervir para dispersar os jovens. O autarca conta que ontem a GNR encerrou um estabelecimento que não estaria a cumprir com as regras estabelecidas em Portugal para combater a propagação do novo coronavírus.
Além das ações levadas a cabo pela GNR, também a autarquia tem desenvolvido iniciativas para sensibilizar as pessoas para o cumprimento das regras da Direção-Geral da Saúde.
Através da Proteção Civil, estão a ser levadas a cabo desde segunda-feira “ações de sensibilização junto dos jovens e dos proprietários dos bares, in loco, ao principio da noite, para mostrar como se deve agir perante tal situação”, referiu José Carlos Rolo.
Leia mais em Diário de Notícias