Início » Dragão gigante marca arranque do Ano do Cavalo com festa nas ruas de Macau

Dragão gigante marca arranque do Ano do Cavalo com festa nas ruas de Macau

DST promove animação comunitária no primeiro dia do Ano Novo Chinês com desfile de 238 metros, leões e espetáculos espalhados por vários bairros

Filipa Rodrigues

A Direção dos Serviços de Turismo (DST) assinalou o primeiro dia do Ano Novo Chinês com um programa de animação comunitária que levou um dragão dourado gigante às Ruínas de S. Paulo e ao Largo do Senado, envolvendo residentes e visitantes nas celebrações do Ano do Cavalo.

A manhã ficou marcada pela cerimónia de vivificação do dragão e dos leões, presidida pela diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, acompanhada por responsáveis de vários organismos públicos e membros do Conselho para o Desenvolvimento Turístico.

Com 238 metros de comprimento, o dragão dourado desfilou acompanhado por 18 leões, pelo Deus da Fortuna e outras figuras tradicionais, distribuindo simbólicos “lingotes de ouro” e votos de prosperidade. O cortejo percorreu várias artérias históricas da cidade, terminando no Templo de A-Má, num ambiente de panchões e festa.

As atividades prolongam-se por dois dias, com atuações de grupos locais e estrangeiros em zonas como o Anim’Arte NAM VAN, Doca dos Pescadores, ZAPE, zona norte e ilhas, alargando o ambiente festivo a diferentes bairros comunitários.

O programa integra ainda a Parada de Celebração do Ano do Cavalo, nos dias 19 e 28 de fevereiro, e três espetáculos de drones com fogo-de-artifício, que combinam tecnologia e tradição. Desde 2023, estas grandes iniciativas fazem parte do programa nacional “Feliz Ano Novo Chinês”, reforçando a aposta de Macau no modelo “turismo + eventos”.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!