Início » Irão anuncia progresso em negociações com os EUA sobre acordo nuclear

Irão anuncia progresso em negociações com os EUA sobre acordo nuclear

O chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi, afirmou esta terça-feira, 17 de fevereiro, que “o caminho para um acordo começou”, depois de uma nova ronda de negociações indiretas com os Estados Unidos, mediadas por Omã, em Genebra. Segundo Araghchi, há um entendimento sobre os “princípios orientadores” do diálogo, embora ainda reste “muito trabalho a fazer”.

Araghchi destacou que, em comparação com a ronda anterior, “tivemos discussões muito sérias e um ambiente construtivo, no qual trocámos os nossos pontos de vista”. O ministro iraniano reiterou que Teerão não procura fabricar nem adquirir armas nucleares, sublinhando que estas não têm qualquer lugar na doutrina de segurança nacional do país.

O ministro lembrou ainda que o Tratado de Não Proliferação Nuclear garante a todos os Estados-membros o direito de desenvolver energia nuclear para fins pacíficos, incluindo o enriquecimento de urânio, defendendo que este direito é “inerente, inegociável e juridicamente vinculativo”.

Araghchi criticou as ações dos EUA nos últimos anos, nomeadamente a retirada do acordo nuclear em 2018, que classificou como um “rude golpe na confiança e na estabilidade das obrigações multilaterais”, e o bombardeamento norte-americano de junho, durante negociações, considerando-o uma violação das leis internacionais.

LEIA MAIS Irão deixa aviso aos EUA: mais “perigoso” do que porta-aviões na região é “a arma capaz de o afundar”

Durante a ronda de negociações, o Irão encerrou temporariamente partes do estreito de Ormuz por questões de segurança, enquanto a Guarda Revolucionária realizava exercícios militares na região. Teerão já avisou que poderá fechar o estreito à navegação comercial em caso de ataque, o que afetaria cerca de um quinto do fluxo global de petróleo e pressionaria os preços do crude.

Apesar das tensões, os EUA mantêm a pressão sobre Teerão, tendo enviado dois porta-aviões para a região, numa tentativa de reforçar a influência nas negociações. A resposta oficial norte-americana sobre a nova ronda ainda não foi divulgada.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!