Início » Mariana Mortágua e Sofia Aparício detidas por Israel. Governo garante proteção

Mariana Mortágua e Sofia Aparício detidas por Israel. Governo garante proteção

As portuguesas Mariana Mortágua e Sofia Aparício, que seguiam a bordo da flotilha humanitária com destino a Gaza, foram detidas pelas forças israelitas esta quarta-feira. O Governo português diz que tem estado em contacto com as autoridades israelitas, a quem solicitou reiteradamente que os ativistas nacionais sejam "tratados com dignidade e sem violência".

Várias embarcações que compõem a Flotilha Global Sumud, que transporta ajuda humanitária para Gaza, foram hoje intercetadas pela Marinha israelita. A coordenadora bloquista, Mariana Mortágua e a atriz Sofia Aparício foram detidas depois de as embarcações onde seguiam terem sido intercetadas, disse ao JN fonte do Bloco de Esquerda. Contrariamente ao que tinha sido inicialmente acançado, a embarcação onde seguia o ativista humanitária Miguel Duarte, da organização “Humans Before Borders”, ainda não foi intercetada. Os três membros da delegação portuguesa da flotilha seguiam em navios diferentes desde a passagem por Creta.

“Se estão a ver este vídeo, fui levada”

De acordo com o BE, que pediu “com máxima urgência uma audiência com o presidente da República e o ministro dos Negócios Estrangeiros”, Mortágua ficou incontactável depois de ter sido obrigada a atirar os telemóveis para a água, a bordo no navio Adara. Num vídeo divulgado pela SIC, é possível ouvir os militares israelitas a darem essa orientação no momento da interceção.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!