Sam antecipa agora visitar oficialmente Portugal na primeira metade de 2026, enfatizando o seu compromisso em fazer de Portugal seu primeiro destino no exterior após assumir o cargo.
O Chefe do Executivo explicou que o atraso se deve principalmente a uma carga de trabalho intensa de responsabilidades locais, que interromperam repetidamente a agenda original.
Essas responsabilidades incluem a apresentação e discussão do seu primeiro discurso político na Assembleia Legislativa em abril, seguidas de meses de avanço em várias iniciativas políticas.
Além disso, as eleições legislativas em 14 de setembro e outros assuntos significativos também impactaram o agendamento da viagem ao exterior. Ajustes recentes nas instituições políticas de Portugal também contribuíram para o adiamento.
À margem das celebrações oficiais do Dia Nacional em 1.º de outubro, Sam expressou ao Primeiro-Ministro português a sua intenção de priorizar Portugal como a sua primeira visita ao exterior. Com novas direções políticas progredindo ativamente, ele permanece confiante em realizar a visita na primeira metade de 2026 e planeia organizar visitas subsequentes a outros países para intercâmbios diplomáticos após a viagem a Portugal.

