Início » Jovens chineses e brasileiros estreitam laços através do futebol

Jovens chineses e brasileiros estreitam laços através do futebol

Uma recente visita da equipa de futebol juvenil de Rongjiang ao Rio de Janeiro estreitou os laços entre os jovens chineses e brasileiros, servindo de testemunho da promoção do intercâmbio interpessoal entre os dois países.

Pan Cuicui, uma menina do distrito de Rongjiang, na Província de Guizhou, sudoeste da China, fez a sua primeira visita ao Brasil. Ela estava animada e nervosa quando se viu num paraíso para os entusiastas do futebol.

Recentemente, Pan, juntamente com outros cinco representantes de Rongjiang, o berço da Superliga da Aldeia da China, organizou uma equipa de futebol juvenil para o Brasil e iniciou uma viagem de intercâmbio voltada ao futebol.

A Superliga da Aldeia de Guizhou, também conhecida como “Cun Chao”, foi iniciada em Rongjiang em 2023 e rapidamente se tornou um sucesso na China e no mundo, tornando esse pequeno distrito com uma população de 385 mil habitantes conhecido em todo o mundo.

No Rio de Janeiro, Pan se encontrou com grupos de jovens e crianças jogando futebol nas ruas, nas praias ou nas florestas. No dia 16 de novembro, todos os membros da equipa foram convidados a assistir a uma partida do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A1 e entraram em campo como juniores do Clube do Flamengo.

“Fiquei muito animada para conhecer as jogadoras brasileiras. Elas são muito altas e cheias de sorrisos, mostrando a sua confiança e orgulho nos seus olhos”, disse Pan.

“Eu realmente quero convidar jogadores brasileiros a visitarem Guizhou e jogarem futebol connosco”, acrescentou ela. Sede da final da Copa do Mundo de 2014, o Estádio do Maracanã pode acomodar cerca de 80 mil espetadores, um símbolo do brilho do futebol e dos torcedores fanáticos do Brasil.

Xu Xiangyang, outro representante da equipa de Pan, com apenas 10 anos, visitou muitas cidades, inclusive Shenzhen, em nome do futebol. Xu também esteve na França para competições e até jogou com o ex-jogador da seleção brasileira Kaká.

As crianças brasileiras são muito amigáveis. Todos nós amamos futebol e nos damos muito bem. Embora falemos línguas diferentes, nos comunicamos muito bem”, disse Xu.

O entusiasmo das crianças chinesas obteve uma resposta positiva dos colegas brasileiros. Laura, do Brasil, que jogou um amistoso com as crianças chinesas, disse que estava muito grata por participar de tal evento e espera que haja mais oportunidades para mais intercâmbios do tipo no futuro.

Yang Xianze, uma professora que acompanha a equipa chinesa, espera que esse evento possa plantar as sementes do futebol nas crianças e ajudá-las a construir os seus próprios sonhos e objetivos pelos quais lutar. Enquanto a Superliga da Aldeia está na sua viagem pelo mundo, ela também recebe convidados em Rongjiang.

Em maio de 2024, Kaká visitou a Superliga da Aldeia no distrito de Rongjiang e assistiu a uma partida com alunos de escolas primárias do distrito. Apesar de ser um dia de trabalho, o estádio estava cheio de espetadores aplaudindo e dando as boas-vindas a Kaká.

Uma equipa de futebol juvenil do condado de Rongjiang, província de Guizhou, sudoeste da China, posa no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, Brasil. (Xinhua)

“Achei que o amor pelo desporto era muito importante, e vi que aquelas meninas adoravam jogar. Para mim, é uma ótima experiência vir à China e ser um embaixador para inspirar a geração jovem a jogar futebol e ajudá-la a realizar os seus sonhos”, disse Kaká.

Xu Bo, chefe do governo do distrito de Rongjiang, disse que os intercâmbios de futebol ajudam a promover o desenvolvimento social e económico do distrito e os intercâmbios entre pessoas.

“A Superliga da Aldeia é como uma porta que permite que pessoas de todo o mundo vejam a vitalidade de Rongjiang e da China rural, melhorem o intercâmbio e a compreensão mútuos e construam uma comunidade com um futuro compartilhado”, acrescentou Xu.

Zhou Qingjie, diretor do centro de pesquisa de intercâmbio internacional desportivo da Universidade de Relações Exteriores da China, disse que o desporto constrói uma ponte entre a China e o Brasil e até mesmo outros países latino-americanos, e desempenha um papel único no aumento da confiança mútua política e no aprofundamento da amizade entre os países.

Plataforma com Xinhua

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!