Início » Dois terços dos adolescentes já foram vítimas de agressão na escola em Portugal

Dois terços dos adolescentes já foram vítimas de agressão na escola em Portugal

Piadas de mau gosto, humilhações, tentativa de controlo e perseguição fazem parte da realidade da maioria das crianças e jovens nas escolas portuguesas. É este o resultado de uma grande investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que analisou a violência entre alunos dos 12 aos 18 anos entre 2018 e 2022.

Os resultados de uma investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) falam por si e fazem soar campainhas: 68% dos adolescentes portugueses já foram vítimas de comportamentos agressivos em contexto escolar. Os dados apontam para uma prevalência da violência interpessoal em escolas do ensino básico e secundário de Portugal Continental e dos Açores. Dos 7139 jovens que participaram na investigação, de ambos os sexos e com idades entre os 12 e os 18 anos, 68% (4837) revelam ter sido vítima de algum comportamento de agressão. Por outro lado, um número não muito diferente (64%, correspondente a 4634 jovens) assume já ter praticado algum ato violento para com um colega.

Os dados em causa foram recolhidos entre 2018 e 2022, no âmbito do PREVINT, um programa de prevenção da violência interpessoal implementado em mais de uma centena de escolas, abrangendo cerca de 20 000 estudantes. A amostra é das maiores em estudos similares, o que deixa adivinhar o real cenário nas escolas.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!