Início Economia Governo português aprovou redução dos juros do crédito à habitação em 30%

Governo português aprovou redução dos juros do crédito à habitação em 30%

O Governo aprovou medidas para baixar as prestações do crédito à habitação das famílias em dificuldades devido à subida das taxas de juro. Em reunião do Conselho de Ministros, esta quinta-feira, ficou aprovada a redução em 30% do valor dos juros durante dois anos e o reforço da bonificação que já estava em vigor.

As medidas aprovadas foram apresentadas em conferência de imprensa pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, e pela ministra da Habitação, Marina Gonçalves.

Além da redução dos juros em 30% e do reforço da bonificação que já estava em vigor, o Governo aprovou o prolongamento da suspensão da comissão de reembolso antecipado para 31 de dezembro de 2024. A redução dos juros deverá chegar a 900 mil famílias e o alargamento da bonificação dos juros a 200 mil.

No que toca à redução da prestação, são elegíveis créditos de crédito para habitação própria e permanente (excluem-se segundas habitações), com taxa variável, contratados até 15 de março deste ano e que tenham prazo igual ou superior a cinco anos.

Durante dois anos, a prestação será constante e inferior à atual. A redução é de 30% sobre o indexante da Euribor a seis meses, assegurando sempre que o valor total da dívida nunca aumenta. Fernando Medina explicou que existe “uma cláusula de salvaguarda”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!