Portugal ganhou mais quase nove mil milionários no ano passado. Segundo o relatório anual sobre riqueza mundial elaborado pelo UBS/Credit Suisse, o número de cidadãos no nosso país com mais de um milhão de dólares (916 mil euros ao câmbio atual) aumentou para mais de 167 mil em 2022, o que representa mais 8.500 milionários do que no ano anterior e um crescimento de 23% (31 mil pessoas) face a 2020, o ano marcado pela pandemia de covid-19.
De acordo com este Global Wealth Report, quase cem pessoas (99) em Portugal tinham, no ano passado, fortunas acima dos 50 milhões de dólares e nove delas possuíam mesmo uma riqueza superior a 500 milhões de dólares.
De resto, em termos medianos, a riqueza de cada adulto português cresceu no ano passado quase 3% (2,89%), para 66.015 euros, em contraciclo com o total da riqueza privada a nível mundial, que diminuiu pela primeira vez desde a crise financeira de 2008: 2,4%, para 454,4 biliões de dólares (415,6 biliões de euros).
Segundo as explicações do relatório, essa queda deveu-se em grande parte à valorização do dólar americano frente a muitas outras moedas, enquanto a desvalorização de vários ativos financeiros também contribuiu. Pelo contrário, a resiliência do setor imobiliário, apesar da subida a inflação e das taxas de juro, contribuiu favoravelmente para os rendimentos em países com maior percentagem de proprietários, como acontece com Portugal.
Leia mais em Diário de Notícias