Fernando Ribeiro estreia-se no romance com "Bairro sem saída"

Fernando Ribeiro estreia-se no romance com “Bairro sem saída”

Obra do vocalista dos Moonspell tem publicação apontada para maio, pela Suma de Letras, do grupo Penguin Random House.

“Foi uma sorte que eu tive, uma espécie de bênção das musas literárias que me apareceu em janeiro de 2020. Fiquei até um bocado vaidoso e surpreendido com o convite. Estavam à procura de novas vozes e o formato teria de ser o romance. Não tenho historial nem bagagem literária nem nada, mas tinha uma ideia que se concretizou num livro, que provavelmente sairá em maio, para aproveitar aquele período do ‘degelo covid’, se ele existir”, disse Fernando Ribeiro à Lusa, numa entrevista sobre o novo álbum de Moonspell.

Com uma bibliografia até aqui centrada na poesia, com passagem pelo conto, Fernando Ribeiro está agora a terminar o primeiro romance, passado num subúrbio que rápido se torna percetível ser a Brandoa, na Amadora, onde o músico e escritor, de 46 anos, cresceu.

“Há uma espécie de realismo mágico, por assim dizer, que não tem muito a ver com o do Gabriel García Márquez. […] O protagonista chama-se Rogério Paulo, que foi um ator dos anos 1970 de quem a minha mãe gostava muito”, contou o autor do livro.

A narrativa acompanha o crescimento do protagonista perante a implantação “de um bairro rico que vai invadir e tentar aniquilar os costumes do bairro pobre, que, mesmo na sua tristeza, dor, melancolia, era o bairro em que as pessoas se uniam”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Artigos relacionados
CulturaPortugal

Obras completas de Mário Soares publicadas este trimestre pela Imprensa Nacional

CulturaPortugal

Correntes d'Escritas começa hoje em versão digital e de homenagem a Sepúlveda

CulturaPortugal

Personalidades copiam poemas de Clepsydra em edição comemorativa

CulturaPortugal

António Lobo Antunes nomeado para o Prémio Literário Internacional de Dublin

Assine nossa Newsletter