A GBA reúne as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau a nove cidades da parte continental na potência econômica de Guangdong, incluindo Guangzhou, Shenzhen e Zhuhai. A região está cada vez mais conectada por transportes mais rápidos e fluxos transfronteiriços mais eficientes.
A conectividade física se acelerou nos últimos anos. As ferrovias intercidades passaram de linhas isoladas para um sistema em rede, elevando o total de quilômetros ferroviários para mais de 4 mil, enquanto as rotas marítimas transfronteiriças de passageiros se expandiram para 17 linhas.
A conectividade institucional também está tomando forma, com 198 serviços governamentais agora disponíveis além das fronteiras dentro da GBA. As autoridades introduziram 267 padrões da GBA e emitiram 308 certificações da área. A região agora abriga 84 bases de inovação e empreendedorismo para jovens de Hong Kong e Macau, tendo atraído mais de 7 mil projetos.
Este impulso reflete o peso econômico mais amplo de Guangdong. De acordo com o relatório de trabalho do governo provincial, divulgado na sessão anual, a província do sul ficou em primeiro lugar em todo o país em PIB total pelo 37º ano consecutivo em 2025.