Crónica José Kaliengue

A flor que o general semeou

José Kaliengue, Diretor do Jornal OPAIS Quando vi que era ela a chamar-me ao telefone, logo pensei num mar de dificuldades, lembrei-me da última vez que a vi, lembrei-me da última vez que faláramos, depois, ao telefone. A nossa última conversa tinha-me partido o…
Crónica José Kaliengue

O que buscam os homens maduros?

Ela atirou-me à queima-roupa a pergunta que eu percebi que tinha uma carga condenatória, mais do que acusatória. O que buscam os homens maduros? O seu julgamento, a resposta que ela tinha, a sentença, veio logo de seguida: “pensei que os homens maduros preferissem…
Crónica José Kaliengue

Os negros também se matam

Luanda, Segunda-feira, 8 de Junho. Vejo num grupo de jornalistas numa rede social uma discussão sobre a morte de um jovem às mãos da Polícia. Até agora a Covid-19, que impôs ao país um estado de emergência de dois meses e uma situação de calamidade que já leva…
Crónica José Kaliengue

Ainda os negros dos rádios de pilhas

Eu moro naquilo a que agora se pode chamar de “sítio do silêncio”. Os pais têm os filhos trancados em casa e neste tempo ainda se aproveita os dias de calor com o ar condicionado ligado. Não há risos de crianças oferecidos ao vento, nem choros suspendidos no ar…
Crónica José Kaliengue

Somos todos belos

Dou-me ao mundo todas as manhãs pela janela da minha cozinha. Não abro outra primeiro, prefiro esta porque é por ela que mais forte me entram os cantos dos pássaros. Para mim, são apenas pássaros, não lhes ligo aos nomes das espécies e subespécies em que os homens…