Crónica Ferreira Fernandes

O Chiado e o cozinheiro nepalês

Desculpem mas tenho de fazer um mapa – e têm mesmo de me desculpar, pois estou a escrever uma crónica para um jornal digital que “transmite” de Macau, tão longe. O que vou contar precisa de mapa, aconteceu esta semana em Lisboa e num lugar muito simbólico, o…
Crónica Ferreira Fernandes

Os antifas deviam era atirar-se a Hollywood

Atacar estátuas é perigoso porque elas são de pedra ou metal, materiais pesados, e são colocadas em pedestais. Para as atacar juntam-se multidões que iniciam a gravitação universal, a lei da atração mútua entre os corpos, estudada por Newton. De um lado as…
Crónica Ferreira Fernandes

A epidemia de estátuas a cair

Se os vencedores é que escrevem a História, calculem o que acontece com as estátuas! Estas sendo cânticos de glória em pedra, como podem representar os que perdem? Os generais secessionistas perderam a Guerra Civil americana (1861-1865), a que título queriam eles…
Crónica Ferreira Fernandes

O Homem do Ano 2020: o telemóvel

Os telemóveis foram inventados em 1947 e tornaram-se úteis e populares a partir da década de 1980, com os de primeira geração (1G), e daí até à atual quarta geração (4G). E em 2020 os telemóveis acabam de fazer a sua primeira revolução (1R): até hoje, nunca o…