Crónica Djaimilia Pereira de Almeida

Esperança e desespero

Eudora Welty, Window Shopping/Granada/1930 Robert Adams lembrou em Beauty in Photography a personagem de The Golden Apples, de Eudora Welty, que afirma que, se todos os opostos andam a par, a esperança e o desespero são, entre eles, os que têm entre si um laço…
Crónica Djaimilia Pereira de Almeida

Caminhologia

Dei com a palavra “caminhologia” no prefácio de Hans Ulrich Obrist à edição portuguesa de Caminhadas com Robert Walser,publicada em 2019 pela BCF Editores (trad. Bernardo Ferro). Obrist explica que o termo foi cunhado pelo sociólogo suíço Lucius Burckhardt, na…
Crónica Djaimilia Pereira de Almeida

O que ajuda?

‘O que ajuda?’, perguntou o fotógrafo Robert Adams, em Why People Photograph, livro para todas as estações. Referia-se ao que ajuda a prática artística, ao aspecto da vida propício à criação. A pergunta perseguiu-me durante a quarentena, depois de ter visto Teju…
Crónica Djaimilia Pereira de Almeida

Djaimilia Pereira de Almeida

A escritora inaugura dia 1 de junho uma secção de cronistas de referência, de várias geografias e em língua portuguesa Djaimilia Pereira de Almeida é autora de sete livros, entre os quais As Telefones, A visão das plantas e Pintado com o pé. Com Luanda…