Ex-vice-ministro chinês da Segurança condenado a prisão perpétua

Ma Jian não vai recorrer da decisão

O ex-vice-ministro da Segurança da China Ma Jian foi hoje condenado a prisão perpétua por corrupção e uso de informação privilegiada, parte da mais ampla campanha anticorrupção da história da República Popular.

O Tribunal Popular Intermédio de Dalian, no nordeste do país, condenou ainda Ma a pagar mais de 50 milhões de yuan (6,37 milhões de euros) em multas.

Ma Jian admitiu ser culpado e decidiu não recorrer da sentença, detalhou a agência noticiosa oficial Xinhua.

A Comissão Central de Disciplina e Inspeção do Partido Comunista Chinês anunciou, em janeiro de 2015, que Ma tinha sido colocado sob investigação. No mês seguinte, foi destituído como membro da Conferência Consultiva Política, uma espécie de senado sem poderes legislativos.

Ma, que trabalhou na agência de espionagem da China durante mais de 30 anos e ocupava o cargo de vice-ministro desde 2006, terá usado a sua influência em benefício do empresário Guo Wengui, um dos homens mais ricos da China, que fugiu da China e vive agora num apartamento de 68 milhões de dólares (mais de 59 milhões de euros), em Nova Iorque.

Após ascender ao poder, o Presidente chinês, Xi Jinping, lançou uma campanha anticorrupção, hoje considerada a mais persistente e ampla na história da China comunista, e que resultou já na punição de um milhão e meio de membros do partido.

Relacionadas

Exclusivos