Próximo Chefe do Executivo de Macau eleito a 25 de agosto

DR

As eleições para o Chefe do Executivo de Macau estão oficialmente marcadas para 25 de agosto próximo. A fixação da data foi hoje publicada no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau.

O Chefe do Executivo é eleito por uma Comissão Eleitoral, composta por 400 membros provenientes de quatro setores representativos da sociedade, indicados pelas associações e grupos profissionais do território (industriais, comerciais, financeiros e culturais e desportivos), integrando ainda os deputados à Assembleia Legislativa do território.

A escolha dos membros da Comissão Eleitoral decorreu ontem, domingo, com a entidade responsável pelos Assuntos Eleitorais a anunciar que foram apurados 4743 votos validamente expressos (94,84 por cento), registando-se 28 votos em branco (0,56 por cento) e 230 votos nulos (4,6 por cento). Participaram na votação os 5001 membros de pessoa coletiva, em representação dos quatro setores.

A posse do futuro chefe do Executivo está prevista para 20 de dezembro deste ano, data em que se assinala o 20.º aniversário da constituição da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

O chefe do Executivo de Macau, cujo mandato é de cinco anos e renovável por igual período, tem ainda de ser aprovado pelo Governo central da República Popular da China.

Relacionadas

Exclusivos