"Se esta lei dos professores for aprovada, o país perde"

António Costa

António Costa disse em entrevista televisiva que o decreto-lei que se concede todo o tempo de serviço perdido pelos professores nestes últimos anos for aprovado, quem perde é Portugal.

São mais 800 milhões de euros todos os anos, se houver alargamento a todas as carreiras, e o financiamento da República fica em risco.

"Nenhum partido propôs até 2018 a recuperação integral do tempo de serviço dos professores [9 anos, 4 meses e 2 dias]. A discussão sobre o assunto surgiu no quadro das negociações para o Orçamento do Estado (OE) para 2018. O que a secretária de Estado disse, na altura, era que havia disponibilidade para negociar. E o Governo foi avançando com propostas ao longo do tempo, deparando-se com total intransigência por parte dos sindicatos dos professores. Encontrámos depois uma solução financeiramente viável para todas as carreiras especiais", explicou António Costa, em entrevista à TVI, esta segunda-feira.

Leia mais em: Jornal de Notícias

Relacionadas