Mesa da Assembleia pode ter deputado eleito diretamente pela primeira vez desde 1999

O deputado Ho Ion Sang surge como um nome forte para ser eleito para a Mesa, a estrutura liderante da Assembleia Legislativa (AL) de Macau, na eleição que deverá ter lugar para a semana e que irá determinar também quem sucede a Ho Iat Seng como presidente. O PLATAFORMA apurou que há movimentações no hemiciclo para que Ho Ion Sang seja escolhido para o cargo de 2o Secretário da Mesa da AL, o que, a confirmar-se, seria a primeira vez desde a criação da Região Administrativa Especial de Macau em 1999 que entrará para o órgão máximo da Assembleia um deputado eleito diretamente pela população. Até agora, os quatro lugares da Mesa têm sido ocupados apenas por deputados eleitos pelo sufrágio indireto.

Ho Ion Sang é deputado desde 2009, sendo uma figura chave na influente União Geral das Associações dos Moradores de Macau (Kai Fong), da qual é vice-presidente. Nas últimas eleições legislativas, em 2017, obteve 12.340 votos - 7,15 por cento - à frente da União Promotora do Progresso que, pela primeira vez, se apresentou sem a componente da Associação Geral das Mulheres que concorreu separadamente. Ho Ion Sang, é atualmente presidente da 1a Comissão Permanente da AL.

Para o comentador político Larry So, "está mais que na hora de haver deputados eleitos pelo sufrágio direto na Mesa da AL", isto porque, argumenta, "são deputados com um nível de representação e legitimidade bem mais abrangente do que os que são eleitos pela via indireta por grupos de interesses". Caso se confirme o cenário de Ho Ion Sang ser eleito para 2o Secretário da Mesa da AL, "isso pode abrir caminho para dentro de uma década ou mais poder ascender a presidente".

Apenas um presidente da Assembleia Legislativa de Macau, o primeiro, Carlos Assumpcão, entre 1976 e 1992, foi eleito para o hemiciclo por sufrágio direto. Os restantes presidentes, Anabela Ritchie, Susana Chou, Lau Cheok Va e Ho Iat Seng eram todos deputados eleitos indiretamente. O mesmo vai acontecer agora com a eleição do substituto de Ho Iat Seng - que se demitiu do cargo no dia 5 de julho para concorrer a Chefe do Executivo. Os deputados deverão escolher entre o atual vice-presidente Chui Sai Cheong (eleito pelos interesses profissionais) e Kou Hoi In (pelo setor industrial, comercial e financeiro), 1o secretário da Mesa que, tal como o PLATAFORMA avançou na semana passada, surge como forte alternativa a Chui. Chan Hong, deputada eleita pelo sector dos serviços sociais e educação, que ocupa o lugar de 2a Secretária, deverá ascender a 1a.

Exclusivos