China e São Tomé e Príncipe apostam no reforço dos laços bilaterais

DR

O Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Li Zhanshu, reuniu-se esta segunda-feira em Pequim com Delfim Neves, presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe. No final do encontro, ambos reafirmaram total disponibilidade para trabalhar no reforço da cooperação e do intercâmbio entre os dois países e instituições.

Li, citado pela agência noticiosa Xinhua, disse que a China está disposta a trabalhar com São Tomé e Príncipe no apoio a questões relacionadas com os interesses vitais de ambos os países, e respetivas preocupações, assim como proteger, em conjunto, a base das relações bilaterais dentro do princípio de Uma Só China.

O responsável manifestou ainda a disposição de Pequim em consolidar laços com os países africanos, incluindo São Tomé e Príncipe, esperando, neste capítulo, que os órgãos legislativos dos dois países promovam intercâmbios e ações coordenadas.

Já Delfim Neves, igualmente citado pela Xinhua, assegurou que São Tomé e Príncipe está firmemente engajado no princípio de Uma Só China, expressando vontade de melhorar a cooperação bilateral em áreas como a energia, a construção de infraestruturas, a pesca, a saúde e a cultura. O dirigente são-tomense manifestou ainda apoio ao aprofundamento das relações amistosas entre os dois órgãos legislativos.

Os dois países restabeleceram as relações diplomáticas em 2016.

Relacionadas