Países lusófonos querem fortalecer mercado económico

Em cima da mesa, estarão propostas como a facilitação da mobilidade e a atribuição de vistos e incremento das ligações aéreas e marítima.

A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) organiza, esta terça-feira, a 2ª Edição da Conferência Económica do Mercado da CPLP, iniciativa que vai reunir no Porto um conjunto de entidades em torno de temas como a mobilidade e emissão de vistos, as ligações aéreas e marítimas, as infraestruturas sustentáveis e as energias renováveis.

A CE-CPLP, que está a comemorar 15 anos de existência, tem como missão a criação de uma rota de investimentos dentro do espaço dos nove países-membros, promovendo negócios, importações e exportações entre estes territórios. O objetivo final é a livre circulação de pessoas, produtos, capitais e serviços, isto é, um mercado económico dos países lusófonos. Para isso, vão ser apresentadas na conferência um conjunto de propostas, nomeadamente a facilitação da mobilidade e a atribuição de vistos, incremento das ligações aéreas e marítimas, reconhecimento das equivalências profissionais e acordo de dupla tributação.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Relacionadas