Cronologia animada da música mais vendida dos últimos 50 anos torna-se viral

Youtube/Data is Beautiful

Dos Beatles a Madonna e de Céline Dion a Drake, a linha do tempo animada mostra uma incrível história da pop mundial.

Uma nova animação que mostra os artistas e álbuns de música pop mais vendidos do último meio século tornou-se viral.

De acordo com o criador on-line Data is Beautiful, a animação incorpora 50 anos de dados de vendas da indústria fonográfica compilados pela Associação da Indústria de Gravação da América, pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica e pelas diversas gravadoras, e oferece uma visão interessante da história da música.

No começo, em 1969, os Beatles e Elvis Presley reinam supremos, e no final da animação quem manda é Drake, BTS e Ed Sheeran.

Pelo meio, o gráfico passa pelos anos 70 (Elton John, Led Zeppelin, The Eagles ou Pink Floyd) e pelos anos 80 (Michael Jackson, Madonna, Bruce Springsteen, ou Prince), pelos anos 90 (Céline Dion, Whitney Houston, Backstreet Boys ou Garth Brooks), nos anos 2000 (Eminem, Mariah Carey ou Rihanna) e nos anos 2010 (Rihanna, Bruno Mars ou Taylor Swift).

O mais fascinante é como o gráfico mostra quando os artistas superaram os seus pares, e quais - em especial os The Beatles, Elvis Presley, The Eagles, Michael Jackson, Rihanna ou Drake - tiveram o maior poder de permanência, liderando a lista por anos a fio nas suas décadas.

De acordo com a página do criador no YouTube, os números são baseados em vendas de discos certificadas em todo o mundo, ajustadas à média de um ano. Dados mais recentes incluem vendas de singles digitais, conforme relatado por websites de música on-line e serviços de streaming.

A animação, que está online há poucas semanas, alcançou três milhões de visualizações em apenas poucos dias.

Relacionadas

Exclusivos