Guerra comercial pode afectar Instituto Confúcio

Teresa Cid

A directora do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa, Teresa Cid, admite que a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos pode ter impacto no ensino da língua chinesa em Portugal. Em entrevista aos canais canais portugueses da TDM, a responsável diz que "a tensão entre os Estados Unidos e a China está a acentuar-se" e a evolução "não é necessariamente positiva para todas as partes".

"Concretamente para a Europa não está a ser muito positiva porque em termos económicos estamos sempre a ser afectados por este tipo de tensões. Obviamente que os institutos Confúcio podem vir a ter precisamente o mesmo tipo de prejuízo em vários aspectos, por exemplo, ao nível do financiamento", afirmou.

A directora do Confúcio da Universidade de Lisboa defende que se a China retirar financiamento aos institutos na Europa, as estruturas de ensino na Europa terão necessariamente de mudar. Ainda assim, defende, isso não quer dizer necessariamente o fim do ensino da língua chinesa no exterior.

Leia mais em TDM - Rádio Macau.

Exclusivos