Fotojornalista português mostra o povo e as paisagens do Myanmar

Gonçalo Lobo Pinheiro estreia hoje, em Macau, uma exposição de fotografia e um livro sobre aquele país, que visitou há pouco mais de quatro anos.

O fotojornalista Gonçalo Lobo Pinheiro apresenta hoje, pelas 18:30h (hora local) na galeria da Fundação Rui Cunha em Macau uma exposição de fotografia sobre o Myanmar.

A mostra, intitulada "Myanmar: o retrato de um povo", é composta por 30 fotografias e é, igualmente, editada em livro com edição limitada e gratuita de 200 exemplares com um bónus de mais 20 fotografias. "E poderiam ser muitas mais, mas é preciso fazer uma edição criteriosa até porque o espaço que acolhe a exposição não é muito amplo", disse o fotógrafo ao Plataforma Media que garantiu que a escolha do material "nem sempre é fácil".

O trabalho fotográfico do português, radicado em Macau há nove anos, é resultado de uma viagem feita em dezembro de 2014, numa altura em que o país, apesar de interdito, começava a abrir-se ao exterior, algo que com a crise dos muçulmanos rohingyas, em 2017, veio mudar um pouco, até porque a opinião geral que o mundo tem sobre o Myanmar piorou depois de a ONU acusar os militares do país de "genocídio" daquela minoria étnica. "Quando lá estive, o país estava a abrir-se um pouco. Claro que havia estradas interditadas. Havia pontos de verificação de documentos, mas nunca senti qualquer receio", explicou Gonçalo Lobo Pinheiro.

A exposição, realizada no âmbito do sétimo aniversário da Fundação Rui Cunha e das comemorações dos 20 anos da RAEM, estará patente até dia 7 de maio. As fotografias, para quem estiver interessado, podem ser adquiridas no local.

Nascido em Lisboa, em 1979, Gonçalo Lobo Pinheiro colaborou com vários órgãos de comunicação social - portugueses e estrangeiros - e participou em diversas exposições, tanto a solo como coletivas. Vencedor de diversos prémios de fotografia é atualmente coordenador fotográfico da Revista Macau e jornalista multimédia no projeto Plataforma Media, do grupo Global Media.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Relacionadas

Exclusivos