A Somos! promove concurso de fotografia

A associação pretende com isso disponibilizar mais um canal de divulgação da cultura lusófona em Macau.

A "Somos! - Associação de Comunicação em Língua Portuguesa" (Somos - ACLP) vai lançar, em dezembro, o concurso de fotografia "Somos - Imagens da Lusofonia", por forma a "disponibilizar mais um canal em Macau de divulgação das tradições e da cultura que mantêm ligados os países e regiões do universo lusófono", pode ler-se num comunicado divulgado pela associação.

O concurso fica subordinado ao tema "Raízes Lusófonas: Veículos de Comunicação". E as expectativas da Somos - ACLP são elevadas. "Estamos com uma expectativa bastante alta em relação a este concurso que, depois, será convertido em exposição. A verdade é que anunciámos ontem este concurso de fotografia e, hoje, tanto através de e-mail como no Facebook várias pessoas já nos perguntaram mais pormenores, nnão só de Macau, mas também pessoas dos países lusófonos", referiu ao Plataforma Marta Pereira, presidente da direcção da associação.

Marta Pereira explicou que "procurou-se um tópico que fosse abrangente", por forma a atrair uma participação alargada. "Está aberto a todos os que queiram participar, sejam fotógrafos profissionais ou não, amadores ou simplesmente curiosos."

A presidente da Somos - ACLP afirmou ainda que está "curiosa" para ver os trabalhos. "Pretendemos saber como é que cada país, através da objetiva de cada cidadão, vê estas questões da lusofonia. Estamos muito curiosos para saber que tipo de trabalhos nos vão chegar."

Admitir-se-ão a concurso as fotografias que captem momentos que contribuam para a transmissão da herança e características lusófonas. Podem competir todos os cidadãos dos países e regiões da lusofonia e residentes Macau, com fotografias tiradas em qualquer um destes sítios: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste ou Goa, Damão e Diu. Cada concorrente poderá participar com um número máximo de três fotografias.

O júri, composto por fotojornalistas baseados em Macau e Portugal - designadamente Gonçalo Lobo Pinheiro (presidente do júri e representante da Somos - ACLP), Lim Choi, Paulo Cordeiro, Rodrigo Cabrita e Rui Caria -, atribuirá prémios pecuniários no valor de 5.000, 3.000 e 2.000 patacas, respetivamente, ao primeiro, segundo e terceiro classificados. Além disso, prevê-se a atribuição e a entrega de menções honrosas até um total de três participantes por concurso.

A inscrição para o concurso de fotografia é gratuita e pode ser feita através da página oficial da Somos - ACLP (www.somosportugues.com) na Internet, onde os interessados encontrarão o formulário de inscrição e o regulamento do concurso fotográfico. As inscrições decorrem de 1 a 31 de dezembro de 2018 e os resultados serão anunciados no mês de fevereiro do próximo ano, seguindo-se uma exposição fotográfica, com cerca de 40 imagens, na galeria D1 do Albergue SCM na primeira quinzena de março.