II edição do concurso "Somos - Imagens da Lusofonia"

Curiosidade

|  Carlos José Pimentel (Portugal)

Património cultural é o tema da II edição do concurso de fotografia "Somos - Imagens da Lusofonia", promovida pela Somos! - Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (ACLP), aberto "a todos os cidadãos dos países e regiões da Lusofonia ou residentes de Macau".

As inscrições arrancam no próximo dia 01 e prolongam-se até ao último dia deste ano e são abertas a todos os cidadãos dos países e regiões da Lusofonia ou residentes de Macau.

A organização assinalou que as fotografias enviadas devem corresponder ao tema definido, "louvando a herança cultural que tenha valor incontestável para a história e identidade coletiva dos países e regiões do universo lusófono".

"As fotografias devem ser capazes de mostrar a visão dos concorrentes face à importância do património cultural neste contexto e insta-se, por outro lado, a uma abordagem imaginativa ao tema, uma vez que os bens culturais assumem diversas naturezas, nomeadamente históricas e artísticas, alternando-se ainda entre a materialidade e a imaterialidade. O património tanto é um edifício de traço arquitetónico distinto, como uma expressão religiosa ou uma dança popular", esclareceu a Somos - ACLP.

As imagens submetidas a concurso devem ter sido tiradas em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Goa, Damão e Diu.

A associação procura com a iniciativa "promover uma maior proximidade e entendimento, através de Macau, entre os países e regiões de língua oficial portuguesa".

As fotografias admitidas a concurso serão posteriormente avaliadas por um júri (Gonçalo Lobo Pinheiro, presidente, Eduardo Leal, Eduardo Martins, Gonçalo Delgado, José Sérgio e Pereira Lopes) que escolherá as vencedoras, às quais será atribuído um prémio pecuniário de 10 mil patacas (primeiro lugar), 5 mil patacas (segundo) e 3.500 (terceiro).

Além das três primeiras classificadas no concurso, o júri vai ainda selecionar trabalhos que pela relevância ou valor para o tema "património cultural" vão integrar uma exposição, também organizada pela Somos - ACLP, de 28 de fevereiro a 15 março de 2020, na Galeria de Exposições da Casa Garden, em Macau, com a curadoria de António Mil-Homens.

As candidaturas podem ser apresentadas, através de formulário próprio, no website da associação aqui entre 01 e 31 de dezembro.

Relacionadas

Exclusivos