O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) estuda um modelo para tornar o processamento de vistos mais rápidos no Brasil. Cidadãos que efetuaram os pedidos nos consulados há mais de 200 dias estão com uma ação nas redes sociais para reclamar da demora – o prazo legal é de 60 dias. O maior número de reclamações é de requerentes dos postos de Salvador e São Paulo. Também não estão descartados protestos em frente a estes consulados.
“Está a ser equacionada uma alteração do sistema de processamento de vistos no Brasil nos postos que colaboram com a VFS Global, a qual permitirá garantir uma maior segurança e celeridade no processamento dos vistos”, afirma o ministério em resposta ao DN Brasil. Sobre o reforço de funcionários nos postos, anunciado no Plano de Ação para as Migrações em junho do ano passado, o MNE não respondeu ao questionamento do jornal.
A última informação oficial sobre o tema é do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, no mês passado. Em reunião no Parlamento, o ministro afirmou que o reforço chegaria “no início de janeiro”, sem especificar uma data.
Leia mais em Diário de Notícias