Início » Governo português estuda mudança no processamento de vistos no Brasil

Governo português estuda mudança no processamento de vistos no Brasil

Há requerentes de visto no Brasil com mais de 200 dias de espera e organizam protestos em frente aos consulados caso não tenham resposta. Governo de Portugal diz que houve um aumento médio de 100% nos pedidos desde maio do ano passado.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) estuda um modelo para tornar o processamento de vistos mais rápidos no Brasil. Cidadãos que efetuaram os pedidos nos consulados há mais de 200 dias estão com uma ação nas redes sociais para reclamar da demora – o prazo legal é de 60 dias. O maior número de reclamações é de requerentes dos postos de Salvador e São Paulo. Também não estão descartados protestos em frente a estes consulados.

“Está a ser equacionada uma alteração do sistema de processamento de vistos no Brasil nos postos que colaboram com a VFS Global, a qual permitirá garantir uma maior segurança e celeridade no processamento dos vistos”, afirma o ministério em resposta ao DN Brasil. Sobre o reforço de funcionários nos postos, anunciado no Plano de Ação para as Migrações em junho do ano passado, o MNE não respondeu ao questionamento do jornal.

A última informação oficial sobre o tema é do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, no mês passado. Em reunião no Parlamento, o ministro afirmou que o reforço chegaria “no início de janeiro”, sem especificar uma data.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!