Início » Quando o terror abalroa a multidão: atropelamentos em massa vitimaram centenas nos últimos anos

Quando o terror abalroa a multidão: atropelamentos em massa vitimaram centenas nos últimos anos

Várias dezenas de pessoas morreram e largas centenas ficaram feridas em atropelamentos intencionais e massivos ocorridos ao longo dos últimos anos, na Europa e nos Estados Unidos.

O ataque contra uma multidão num mercado de Natal na Alemanha – que provocou, de acordo com o mais recente balanço, pelo menos quatro mortos e dezenas de feridos -, foi o mais recente de um rol de atropelamentos massivos que espalharam o terror ao longo da última década. Várias cidades europeias e norte-americanas vêm sofrendo ataques terroristas em que o condutor de um veículo avança a alta velocidade contra peões, num modus operandi que tem ceifado centenas de vítimas. Recorde alguns casos do passado recente:

Nice: ataque à beira-mar

Em 2016, um homem atropelou várias dezenas de pessoas que se encontravam num passadiço perto do mar, a Calçada dos Ingleses, em Nice, França, durante as comemorações do 14 de julho, feriado nacional francês. O ataque, cuja autoria foi reivindicada pelo autoproclamado Estado Islâmico, matou 86 pessoas (15 das quais menores) e deixou feridas mais de 400. O condutor, autor do atentado, foi abatido pela Polícia pouco depois de ter atropelado a multidão. E, em 2022, oito homens acusados de terem participado no plano de ataque foram condenados a penas de prisão entre os dois e 18 anos.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!