Início » Polícia sul-coreana realiza operação contra presidente em investigação sobre golpe

Polícia sul-coreana realiza operação contra presidente em investigação sobre golpe

A polícia da Coreia do Sul realiza nesta quarta-feira (10) uma operação sobre a tentativa de golpe do presidente Yoon Suk Yeol.

Agentes fazem buscas no gabinete presidencial e nas sedes da polícia federal sul-coreana e do serviço de segurança da Assembleia Nacional. Yoon é investigado pelo crime de insurreição depois que decretou lei marcial suspendendo os direitos políticos no país, medida rapidamente derrotada por uma votação no Parlamento e fortes protestos de rua.

O presidente permanece no cargo, tendo sobrevivido a uma votação de impeachment no último sábado (7). Na terça (10), polícia já havia prendido o ex-ministro da Defesa, Kim Yong-hyun, por sua participação na elaboração da lei marcial decretada por Yoon —as autoridades informaram nesta quarta que Kim tentou cometer suicídio na cadeia utilizando uma roupa íntima, mas que está vivo.

Também nesta terça, o presidente da Assembleia Nacional anunciou a abertura de uma investigação própria contra Yoon pela declaração de lei marcial. No mesmo dia, em mais um sinal de que a crise política na Coreia do Sul não deve arrefecer tão cedo, um comandante do Exército revelou que o presidente deu uma ordem para retirar deputados da Assembleia Nacional à força durante o breve período em que vigorou a lei marcial.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!