Os ministros com a pasta das Pescas da União Europeia terminaram esta madrugada a maratona de negociações para definir as quotas de pesca para o próximo ano. Portugal esteve representado pela secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, que salientou os resultados relativamente às capturas de bacalhau, além de, provisoriamente, ter sido possível evitar o corte proposto pela Comissão Europeia na quota atribuída ao Goraz dos Açores.
No final da reunião, a secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, considerou que “no cômputo geral, estas negociações complexas e bastante acesas junto da Comissão Europeia tiveram o seu culminar de uma forma bastante positiva para Portugal”.
Cláudia Monteiro de Aguiar destacou, de um modo geral, “o ganho de 560 toneladas (…) que equivale a um acréscimo monetário de 2,8 milhões de euros”. Além disso, a secretária de Estado salientou os resultados da negociação para as quotas de pesca de espécies com valor económico para os pescadores portugueses.
Leia mais em TSF